O Boom da Mecânica Quântica

São poucos os assuntos “técnicos” que me chamam tanto a atenção quanto a Mecânica ou Física Quântica.

O assunto pode assustar 99% das pessoas comuns, mas tenha certeza que este tema vai explodir nos próximos anos e, querendo ou não, vai acabar por permear nosso cotidiano.

A mecânica quântica trata da física das partículas muito pequenas, do tamanho de um elétron ou menor. Neste tipo de física, os dados e resultados exatos dão lugar as probabilidades: aqui a física não determina exatamente onde estão as partículas e sim, onde eh a maior probabilidade dela estar. Pode parecer meio confuso, mas este ramo do conhecimento humano tem trazido as maiores descobertas dos últimos anos.

Com a mecânica quântica, os físicos perceberam que algumas leis da matéria, como a impenetrabilidade (dois objetos não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo local no espaço) deixaram de ser verdades absolutas…. E digo isto, porque eles perceberam que um objeto pode ocupar mais de um local no espaço simultaneamente… Bruxaria? Não, física!

E pode ter certeza que eh questão de tempo até descobrirem que dois objetos podem ocupar o MESMO lugar no espaço, ao mesmo tempo.

Digo isto porque na física os temas são curiosamente recorrentes: tendo um pouco mais de conhecimento você pode fazer as mais esdrúxulas extrapolações que vai tem grande chance de acertar, seja em menor ou maior grau – e é por isto que os físicos teóricos acertam tanto! A estatística mostra que mais de 90% de todas as teorias definidas pelos físicos teóricos foram confirmadas por experiências práticas feitas na vida real – um assombro!

Sendo mais justo, isto ocorre porque os fenômenos físicos são sempre explicados por equacionamentos matemáticos e, como a natureza segue os desígnios matemáticos (acredite!), isto permite sejam descobertos, na teoria, fenômenos físicos que nunca puderam ser observados na prática.

Se você tem alguma dúvida disto, invista um tempo com algum livro de Stephen Hawking (http://www.hawking.org.uk) para não se assustar, comece com Uma Breve História do Tempo – um clássico do gênero e que vai te dar as bases de vôos mais longos.

Caso a leitura não seja sua praia, alugue o filme Quem Somos Nós? ou, caso tenha internet banda larga, assista o filme completo dublado no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=WDXFRvbe2VY&feature=related). Tenha certeza que você vai repensar o que você é e o mundo que te rodeia.